segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Plano de aula com casos de ensino!

Ainda continuando nossa discussão na aula do dia 20 de setembro, os casos de ensino " são descrições de situações reais (situações reais ou baseada na realidade) que envolvem algum tipo de problema para o qual se requer formular soluções ou abordagens apropriadas". 
Suas características são pautadas: representação multidimencional  do contexto, participantes e realidade da situação, deve ser: aberto; conectado; evocativo; relevante; sustentável, desenvolve habilidades reflexivas, espera que o estudante se coloque no lugar da pessoa a quem cabe tomar a decisão.

Plano de aula em Grupo


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO


PLANO DE AULA

____________________________________________________________________

Professores: Ivanderson Pereira, Lílian Figueiredo, Rosana Sarita.
Duração: 1h 20min
______________________________________________________________________

Tema:
Aprendizagem a partir de Casos

Objetivos:
 - Compreender as características dos casos de ensino;
 - Perceber os fundamentos teóricos do ensino por casos;
 - Discutir as vantagens e desvantagens do uso de casos para o ensino.

Conteúdos:
 - Características dos casos de ensino;
 - Fundamentos teóricos do ensino por casos;
 - Vantagens e desvantagens do uso de casos para o ensino.

Metodologia:
A aula toma por fundamento a metodologia de ensino por casos para discutir a mesma. Num primeiro momento, vamos distribuir o caso da Yusbertilde e do Arimandinaldo aos alunos. Esse caso é contado em 5 versões diferentes. Nesse momento a turma será dividida em 5 grupos. Cada grupo será convidado a defender a ideia contida no caso, assumindo a narrativa do personagem. Para isso será dado a cada grupo um tempo de 10 minutos para ler o caso e planejar a sua apresentação. Depois de decorrido esse tempo, um representante de cada grupo deverá apresentar o caso proposto. A socialização dos casos terá duração de 10 minutos. Posteriormente, será solicitado a turma que responda ao seguinte questionamento: “Qual(is) é(são) a(s) causa(s) da desmotivação de Yusbertilde e de Arimandinaldo?” Será dado um tempo de 10 minutos para a proposição das possíveis respostas. Após esse primeiro momento de problematização, serão expostas na forma de slides as características dos casos de ensino, em que se fundamenta essa proposta, suas vantagens e desvantagens, bem como a indicação de outros exemplos de casos que podem ser utilizados para o ensino. Após esse momento de exposição, será apresentado um vídeo que ilustra uma problematização a partir de um caso que enfoca as controvérsias da formação pedagógica do professor universitário quando diante de situações que colocam em xeque os seus saberes. A pergunta lançada pelo vídeo será o elemento a partir do qual uma segunda problematização será proposta. O desafio é apresentar respostas devidamente fundamentadas, uma vez que agora, os alunos já entendem a real proposta do ensino baseado em casos.

Avaliação:
A avaliação da aprendizagem será realizada de forma contínua e processual tomando por base os fundamentos da avaliação formativa e diagnóstica. O principal indicador da aprendizagem será o grau de envolvimento dos alunos nas atividades propostas através de sua apresentação dos casos bem como das possíveis soluções para as problemáticas expostas.

Referências

COSTA, Cleide Jane Sá Araújo; PINTO, Anamélea de Campos. Uma experiência de formação continuada com a metodologia de aprendizagem de casos e mapas conceituais. E-Currículum, São Paulo, v. 4, nº 2, jun 2009.

GIL, Antonio Carlos. Elaboração de casos para ensino de administração. Revista Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão. V. 2, nº 2, jul-dez 2004.

GRAHAN, Andrew. Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010.

NONO, Maévi Anabel; MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 83, nº 203/204/205 p. 72-84, jan-dez 2002.

PLANO DE AULA INDIVIDUAL



UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO


PLANO DE AULA

____________________________________________________________________

Professores: Lílian Kelly de Almeida Figueiredo
Duração: 50min
______________________________________________________________________

Tema:
Aprendizagem a partir de Estudos com Casos

Objetivos:
 - Entender as características dos casos de ensino;
 - Estudar os conceitos teóricos do ensino por casos;
 - Simular uma aula no ensino básico e superior a partir dos casos de ensino.

Conteúdos:
 - Características dos casos de ensino;
 - Conceitos teóricos do ensino por casos;
 - Simulação de aulas com casos de ensino.

Metodologia:

A nossa aula se fundamenta pela metodologia de ensino por casos, a fim de discutir o proposto. Num primeiro momento será distribuído o caso de Junia e Elisberto.São 3 versões distintas, e a sala se dividirá em 3 grupos. Os grupos serão convidados a defenderem a ideia inserida no caso, assumindo a narrativa do/s personagem/ns. Após a defesa um representante irá apresentar o caso proposto com a intenção de identificar quem é o narrador e responder ao questionamento: Por que motivo o fracasso escolar aconteceu? Depois da socialização de todos os casos e da discussão sobre o questionamento, serão expostas na forma de slides as características dos casos de ensino, seus conceitos teóricos e a simulação destes em sala de aula. Será apresentado ainda um vídeo ilustrando uma problematização a partir de um caso.


Avaliação:
A avaliação da aprendizagem dos alunos será realizada de maneira contínua e processual se pautando nos fundamentos da avaliação formativa e diagnóstica. O envolvimento dos alunos será o norte para o bom andamento das atividades.

Referências

COSTA, Cleide Jane Sá Araújo; PINTO, Anamélea de Campos. Uma experiência de formação continuada com a metodologia de aprendizagem de casos e mapas conceituais. E-Currículum, São Paulo, v. 4, nº 2, jun 2009.

GIL, Antonio Carlos. Elaboração de casos para ensino de administração. Revista Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão. V. 2, nº 2, jul-dez 2004.

GRAHAN, Andrew. Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010.

NONO, Maévi Anabel; MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 83, nº 203/204/205 p. 72-84, jan-dez 2002.


3 comentários:

ildacy mutty disse...

Plano de aula ( individual)

Professores: Ildaci Bezerra da Silva

Duração: 50 min

Tema: O que é virtual?

Objetivos:
.Identificar a diferença entre o virtual e o real;
.Compreender o que é virtual.

Conteúdos:
.o que é virtualização;
.a virtualização do texto.

Metodologia:
.leitura oral e escrita;
.Aula explicativa;
.Exercício de reflexão e fixação;
.dinâmica de grupo.

Avaliação:Contínua e Processual, de forma global.Verificação da aprendizagem, exercício.

Referências:
Levy, Pierre, 1956.O que é virtual?/Pierre Levy; tradução de Paulo Neves- São Paulo:Ed. 34, 1996 160 p. ( coleção TRANS)

ildacy disse...

PLANO DE AULA INDIVIDUAL



UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
campus do sertão



PLANO DE AULA

____________________________________________________________________

Professores:ildaci bezerra mutti de Almeida
Duração: 50min
______________________________________________________________________

Tema:
Cartografia cognitiva
Mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente

Objetivos:
- Entender os mapas dos conhecimento
- fazer mapas do conhecimento
- identificar os mapas
- diferenciar os mapas do conhecimento

Conteúdos:
- Cartografia cognitiva
-

Metodologia:

A nossa aula se fundamenta pela metodologia de cartografia cognitiva,mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem a fim Num primeiro momento será discutido e feita a leitura do texto atraves de slides, logo depois elaboração de um resumo e a pratica da elaboração de um mapa conceitual.


Avaliação:
A avaliação da aprendizagem dos alunos será realizada de maneira contínua e processual se pautando nos fundamentos da avaliação formativa e diagnóstica. O envolvimento dos alunos será o norte para o bom andamento das atividades.

Referências

Okada, Alexandra, org, Cartografia cognitiva: mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente/Alexandra Okada, Org,-Cuiabá: KCM, 2008. 390. 19,o cm x 26,0 cm.



OBS: eu havia colocado outro plano de aula sobre o que é virtual porém as meninas da turma me disseram que era para fazer um do assunto que vamos apresentar (individual) e outro junto com o grupo, eu não entendi e mandei um e-mail perguntando, caso este seja o certo ou seja o utro avalie o que for o certo e exclua um e me diga para me organizar se caso for apresentar na aula.

comunicação diversa disse...

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
CURSOS DE PEDAGOGIA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO


PLANO DE AULA

PROFESSORES: Adhja Lyllian, Dayse Maria, Danielle Gomes, Ismaely Brandão, Quitéria Fernandes e Suilamys Araújo.

TEMA: A utilização do material impresso na sala de aula.

OBJETIVOS:
• Apresentar as características dos diferentes materiais para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
• Apresentação do material didático da aula.
• Compreender as necessidades do conteúdo do processo cognitivo.
• Valorizar a espontaneidade nos trabalhos escolares.

CONTEUDOS:
• Características dos diferentes materiais.
• Especificidades de cada impresso escolar.

METODOLOGIA:
Desenvolver uma breve explanação de cada conteúdo abordando fundamentos teóricos, com a finalidade de obter um maior rendimento escolar. Em primeiro instante, discutiremos a parte teórica sendo a utilização e a importância de integrar as diferentes mídias a prática pedagógica e a necessidade do material impresso no contexto escolar, de maneira que os mesmos são de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno com duração de aproximadamente 30 minutos. Em seguida será abordado cada conteúdo temático, de formar a analisar como cada um poderá ser utilizado em sala de aula com bastante êxito pelo professor sendo eles o cordel, o jornal, o livro didático e paradidático, histórias em quadrinho, revistas e propagandas de maneira que o tempo será de aproximadamente 30 minutos. Terminando a parte teórica seguiremos para a parte prática que será a exposição de cordéis e a produção de histórias em quadrinhos sendo assim utilizados outros recursos para estimular o interesse pela leitura dos alunos. Sendo que o desafio será a forma como os mesmos desenvolverão as atividades imposta pelos professores.

AVALIAÇÃO
Será feita a observar o interesse dos alunos pelo conteúdo apresentado de maneira parcial, pois ainda será avaliado como os próprios desenvolveram os trabalhos entregues ao mesmo.

REFERÊNCIAS
A Importância do Material Impresso no Processo Educativo. Lílian Kelly de Almeida Figueiredo/ Ivanderson Pereira da silva.
Para quê Integrar as Diferentes Mídias a Pratica Pedagógica?. Lílian Kelly de Almeida Figueiredo.
http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/e3_assuntos.html