Suas características são pautadas: representação multidimencional do contexto, participantes e realidade da situação, deve ser: aberto; conectado; evocativo; relevante; sustentável, desenvolve habilidades reflexivas, espera que o estudante se coloque no lugar da pessoa a quem cabe tomar a decisão.
Plano de aula em Grupo
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE
EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DOUTORADO EM
EDUCAÇÃO
PLANO DE AULA
____________________________________________________________________
Professores: Ivanderson
Pereira, Lílian Figueiredo, Rosana Sarita.
Duração: 1h 20min
______________________________________________________________________
Tema:
Aprendizagem
a partir de Casos
Objetivos:
- Compreender as características dos casos de
ensino;
- Perceber os fundamentos teóricos do ensino
por casos;
- Discutir as vantagens e desvantagens do uso
de casos para o ensino.
Conteúdos:
- Características dos casos de ensino;
- Fundamentos teóricos do ensino por casos;
- Vantagens e desvantagens do uso de casos
para o ensino.
Metodologia:
A
aula toma por fundamento a metodologia de ensino por casos para discutir a
mesma. Num primeiro momento, vamos distribuir o caso da Yusbertilde e do
Arimandinaldo aos alunos. Esse caso é contado em 5 versões diferentes. Nesse
momento a turma será dividida em 5 grupos. Cada grupo será convidado a defender
a ideia contida no caso, assumindo a narrativa do personagem. Para isso será
dado a cada grupo um tempo de 10 minutos para ler o caso e planejar a sua
apresentação. Depois de decorrido esse tempo, um representante de cada grupo
deverá apresentar o caso proposto. A socialização dos casos terá duração de 10
minutos. Posteriormente, será solicitado a turma que responda ao seguinte
questionamento: “Qual(is) é(são) a(s) causa(s) da desmotivação de Yusbertilde e
de Arimandinaldo?” Será dado um tempo de 10 minutos para a proposição das
possíveis respostas. Após esse primeiro momento de problematização, serão
expostas na forma de slides as características dos casos de ensino, em que se
fundamenta essa proposta, suas vantagens e desvantagens, bem como a indicação
de outros exemplos de casos que podem ser utilizados para o ensino. Após esse
momento de exposição, será apresentado um vídeo que ilustra uma problematização
a partir de um caso que enfoca as controvérsias da formação pedagógica do
professor universitário quando diante de situações que colocam em xeque os seus
saberes. A pergunta lançada pelo vídeo será o elemento a partir do qual uma
segunda problematização será proposta. O desafio é apresentar respostas
devidamente fundamentadas, uma vez que agora, os alunos já entendem a real
proposta do ensino baseado em casos.
Avaliação:
A
avaliação da aprendizagem será realizada de forma contínua e processual tomando
por base os fundamentos da avaliação formativa e diagnóstica. O principal
indicador da aprendizagem será o grau de envolvimento dos alunos nas atividades
propostas através de sua apresentação dos casos bem como das possíveis soluções
para as problemáticas expostas.
Referências
COSTA,
Cleide Jane Sá Araújo; PINTO, Anamélea de Campos. Uma experiência de formação
continuada com a metodologia de aprendizagem de casos e mapas conceituais. E-Currículum, São Paulo, v. 4, nº 2,
jun 2009.
GIL,
Antonio Carlos. Elaboração de casos para ensino de administração. Revista Contextus – Revista Contemporânea
de Economia e Gestão. V. 2, nº 2, jul-dez 2004.
GRAHAN,
Andrew. Como escrever e usar estudos de caso
para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010.
NONO,
Maévi Anabel; MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Casos de ensino e processos
de aprendizagem profissional docente. Revista
Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 83, nº 203/204/205 p.
72-84, jan-dez 2002.
PLANO DE AULA INDIVIDUAL
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE
EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DOUTORADO EM
EDUCAÇÃO
PLANO DE AULA
____________________________________________________________________
Professores: Lílian Kelly de
Almeida Figueiredo
Duração: 50min
______________________________________________________________________
Tema:
Aprendizagem
a partir de Estudos com Casos
Objetivos:
- Entender as características dos casos de
ensino;
- Estudar os conceitos teóricos do ensino por
casos;
- Simular uma aula no ensino básico e superior
a partir dos casos de ensino.
Conteúdos:
- Características dos casos de ensino;
- Conceitos teóricos do ensino por casos;
- Simulação de aulas com casos de ensino.
Metodologia:
A
nossa aula se fundamenta pela metodologia de ensino por casos, a fim de
discutir o proposto. Num primeiro momento será distribuído o caso de Junia e
Elisberto.São 3 versões distintas, e a sala se dividirá em 3 grupos. Os grupos
serão convidados a defenderem a ideia inserida no caso, assumindo a narrativa
do/s personagem/ns. Após a defesa um representante irá apresentar o caso
proposto com a intenção de identificar quem é o narrador e responder ao
questionamento: Por que motivo o fracasso escolar aconteceu? Depois da
socialização de todos os casos e da discussão sobre o questionamento, serão
expostas na forma de slides as características dos casos de ensino, seus
conceitos teóricos e a simulação destes em sala de aula. Será apresentado ainda
um vídeo ilustrando uma problematização a partir de um caso.
Avaliação:
A
avaliação da aprendizagem dos alunos será realizada de maneira contínua e
processual se pautando nos fundamentos da avaliação formativa e diagnóstica. O
envolvimento dos alunos será o norte para o bom andamento das atividades.
Referências
COSTA,
Cleide Jane Sá Araújo; PINTO, Anamélea de Campos. Uma experiência de formação
continuada com a metodologia de aprendizagem de casos e mapas conceituais. E-Currículum, São Paulo, v. 4, nº 2,
jun 2009.
GIL,
Antonio Carlos. Elaboração de casos para ensino de administração. Revista Contextus – Revista Contemporânea
de Economia e Gestão. V. 2, nº 2, jul-dez 2004.
GRAHAN,
Andrew. Como escrever e usar estudos de
caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010.
NONO,
Maévi Anabel; MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Casos de ensino e processos
de aprendizagem profissional docente. Revista
Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 83, nº 203/204/205 p.
72-84, jan-dez 2002.
3 comentários:
Plano de aula ( individual)
Professores: Ildaci Bezerra da Silva
Duração: 50 min
Tema: O que é virtual?
Objetivos:
.Identificar a diferença entre o virtual e o real;
.Compreender o que é virtual.
Conteúdos:
.o que é virtualização;
.a virtualização do texto.
Metodologia:
.leitura oral e escrita;
.Aula explicativa;
.Exercício de reflexão e fixação;
.dinâmica de grupo.
Avaliação:Contínua e Processual, de forma global.Verificação da aprendizagem, exercício.
Referências:
Levy, Pierre, 1956.O que é virtual?/Pierre Levy; tradução de Paulo Neves- São Paulo:Ed. 34, 1996 160 p. ( coleção TRANS)
PLANO DE AULA INDIVIDUAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
campus do sertão
PLANO DE AULA
____________________________________________________________________
Professores:ildaci bezerra mutti de Almeida
Duração: 50min
______________________________________________________________________
Tema:
Cartografia cognitiva
Mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente
Objetivos:
- Entender os mapas dos conhecimento
- fazer mapas do conhecimento
- identificar os mapas
- diferenciar os mapas do conhecimento
Conteúdos:
- Cartografia cognitiva
-
Metodologia:
A nossa aula se fundamenta pela metodologia de cartografia cognitiva,mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem a fim Num primeiro momento será discutido e feita a leitura do texto atraves de slides, logo depois elaboração de um resumo e a pratica da elaboração de um mapa conceitual.
Avaliação:
A avaliação da aprendizagem dos alunos será realizada de maneira contínua e processual se pautando nos fundamentos da avaliação formativa e diagnóstica. O envolvimento dos alunos será o norte para o bom andamento das atividades.
Referências
Okada, Alexandra, org, Cartografia cognitiva: mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente/Alexandra Okada, Org,-Cuiabá: KCM, 2008. 390. 19,o cm x 26,0 cm.
OBS: eu havia colocado outro plano de aula sobre o que é virtual porém as meninas da turma me disseram que era para fazer um do assunto que vamos apresentar (individual) e outro junto com o grupo, eu não entendi e mandei um e-mail perguntando, caso este seja o certo ou seja o utro avalie o que for o certo e exclua um e me diga para me organizar se caso for apresentar na aula.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
CURSOS DE PEDAGOGIA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
PLANO DE AULA
PROFESSORES: Adhja Lyllian, Dayse Maria, Danielle Gomes, Ismaely Brandão, Quitéria Fernandes e Suilamys Araújo.
TEMA: A utilização do material impresso na sala de aula.
OBJETIVOS:
• Apresentar as características dos diferentes materiais para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
• Apresentação do material didático da aula.
• Compreender as necessidades do conteúdo do processo cognitivo.
• Valorizar a espontaneidade nos trabalhos escolares.
CONTEUDOS:
• Características dos diferentes materiais.
• Especificidades de cada impresso escolar.
METODOLOGIA:
Desenvolver uma breve explanação de cada conteúdo abordando fundamentos teóricos, com a finalidade de obter um maior rendimento escolar. Em primeiro instante, discutiremos a parte teórica sendo a utilização e a importância de integrar as diferentes mídias a prática pedagógica e a necessidade do material impresso no contexto escolar, de maneira que os mesmos são de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno com duração de aproximadamente 30 minutos. Em seguida será abordado cada conteúdo temático, de formar a analisar como cada um poderá ser utilizado em sala de aula com bastante êxito pelo professor sendo eles o cordel, o jornal, o livro didático e paradidático, histórias em quadrinho, revistas e propagandas de maneira que o tempo será de aproximadamente 30 minutos. Terminando a parte teórica seguiremos para a parte prática que será a exposição de cordéis e a produção de histórias em quadrinhos sendo assim utilizados outros recursos para estimular o interesse pela leitura dos alunos. Sendo que o desafio será a forma como os mesmos desenvolverão as atividades imposta pelos professores.
AVALIAÇÃO
Será feita a observar o interesse dos alunos pelo conteúdo apresentado de maneira parcial, pois ainda será avaliado como os próprios desenvolveram os trabalhos entregues ao mesmo.
REFERÊNCIAS
A Importância do Material Impresso no Processo Educativo. Lílian Kelly de Almeida Figueiredo/ Ivanderson Pereira da silva.
Para quê Integrar as Diferentes Mídias a Pratica Pedagógica?. Lílian Kelly de Almeida Figueiredo.
http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/e3_assuntos.html
Postar um comentário