tag:blogger.com,1999:blog-5281514838596445496.post7382974189493363976..comments2013-04-28T07:04:40.988-07:00Comments on EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: Plano de aula com casos de ensino!Educação e tecnologias digitaishttp://www.blogger.com/profile/10397484676620204472noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-5281514838596445496.post-18222155259573569732012-11-11T08:58:26.028-08:002012-11-11T08:58:26.028-08:00UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS SERTÃO
CURS...UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS<br />CAMPUS SERTÃO<br />CURSOS DE PEDAGOGIA<br />TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO<br /><br /><br />PLANO DE AULA<br /><br />PROFESSORES: Adhja Lyllian, Dayse Maria, Danielle Gomes, Ismaely Brandão, Quitéria Fernandes e Suilamys Araújo.<br /><br />TEMA: A utilização do material impresso na sala de aula.<br /><br />OBJETIVOS: <br />• Apresentar as características dos diferentes materiais para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.<br />• Apresentação do material didático da aula.<br />• Compreender as necessidades do conteúdo do processo cognitivo.<br />• Valorizar a espontaneidade nos trabalhos escolares.<br /><br />CONTEUDOS:<br />• Características dos diferentes materiais.<br />• Especificidades de cada impresso escolar.<br /><br />METODOLOGIA:<br /> Desenvolver uma breve explanação de cada conteúdo abordando fundamentos teóricos, com a finalidade de obter um maior rendimento escolar. Em primeiro instante, discutiremos a parte teórica sendo a utilização e a importância de integrar as diferentes mídias a prática pedagógica e a necessidade do material impresso no contexto escolar, de maneira que os mesmos são de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno com duração de aproximadamente 30 minutos. Em seguida será abordado cada conteúdo temático, de formar a analisar como cada um poderá ser utilizado em sala de aula com bastante êxito pelo professor sendo eles o cordel, o jornal, o livro didático e paradidático, histórias em quadrinho, revistas e propagandas de maneira que o tempo será de aproximadamente 30 minutos. Terminando a parte teórica seguiremos para a parte prática que será a exposição de cordéis e a produção de histórias em quadrinhos sendo assim utilizados outros recursos para estimular o interesse pela leitura dos alunos. Sendo que o desafio será a forma como os mesmos desenvolverão as atividades imposta pelos professores.<br /><br />AVALIAÇÃO <br />Será feita a observar o interesse dos alunos pelo conteúdo apresentado de maneira parcial, pois ainda será avaliado como os próprios desenvolveram os trabalhos entregues ao mesmo.<br /><br />REFERÊNCIAS<br />A Importância do Material Impresso no Processo Educativo. Lílian Kelly de Almeida Figueiredo/ Ivanderson Pereira da silva. <br />Para quê Integrar as Diferentes Mídias a Pratica Pedagógica?. Lílian Kelly de Almeida Figueiredo.<br />http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/e3_assuntos.htmlcomunicação diversahttps://www.blogger.com/profile/08867847205992077187noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5281514838596445496.post-41925277496274003152012-11-06T14:18:10.985-08:002012-11-06T14:18:10.985-08:00PLANO DE AULA INDIVIDUAL
UNIVERSIDADE FEDERAL D...PLANO DE AULA INDIVIDUAL<br /><br /><br /><br />UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS<br />campus do sertão<br /><br /><br /><br />PLANO DE AULA<br /><br />____________________________________________________________________<br /><br />Professores:ildaci bezerra mutti de Almeida <br />Duração: 50min<br />______________________________________________________________________<br /><br />Tema:<br />Cartografia cognitiva<br />Mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente<br /><br />Objetivos:<br /> - Entender os mapas dos conhecimento<br /> - fazer mapas do conhecimento<br /> - identificar os mapas<br /> - diferenciar os mapas do conhecimento<br /><br />Conteúdos:<br /> - Cartografia cognitiva<br /> - <br /><br />Metodologia:<br /><br />A nossa aula se fundamenta pela metodologia de cartografia cognitiva,mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem a fim Num primeiro momento será discutido e feita a leitura do texto atraves de slides, logo depois elaboração de um resumo e a pratica da elaboração de um mapa conceitual. <br /><br /><br />Avaliação:<br />A avaliação da aprendizagem dos alunos será realizada de maneira contínua e processual se pautando nos fundamentos da avaliação formativa e diagnóstica. O envolvimento dos alunos será o norte para o bom andamento das atividades.<br /><br />Referências<br /><br /> Okada, Alexandra, org, Cartografia cognitiva: mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente/Alexandra Okada, Org,-Cuiabá: KCM, 2008. 390. 19,o cm x 26,0 cm.<br /><br /><br /><br />OBS: eu havia colocado outro plano de aula sobre o que é virtual porém as meninas da turma me disseram que era para fazer um do assunto que vamos apresentar (individual) e outro junto com o grupo, eu não entendi e mandei um e-mail perguntando, caso este seja o certo ou seja o utro avalie o que for o certo e exclua um e me diga para me organizar se caso for apresentar na aula.ildacynoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5281514838596445496.post-64456206654967914832012-11-04T18:28:49.603-08:002012-11-04T18:28:49.603-08:00Plano de aula ( individual)
Professores: Ildaci B...Plano de aula ( individual)<br /><br />Professores: Ildaci Bezerra da Silva<br /><br />Duração: 50 min<br /><br />Tema: O que é virtual?<br /><br />Objetivos: <br />.Identificar a diferença entre o virtual e o real;<br />.Compreender o que é virtual.<br /><br />Conteúdos: <br />.o que é virtualização;<br />.a virtualização do texto.<br /><br />Metodologia:<br />.leitura oral e escrita;<br />.Aula explicativa;<br />.Exercício de reflexão e fixação;<br />.dinâmica de grupo.<br /><br />Avaliação:Contínua e Processual, de forma global.Verificação da aprendizagem, exercício.<br /><br />Referências:<br />Levy, Pierre, 1956.O que é virtual?/Pierre Levy; tradução de Paulo Neves- São Paulo:Ed. 34, 1996 160 p. ( coleção TRANS)ildacy muttynoreply@blogger.com