terça-feira, 12 de março de 2013

AULA EAD: 12 A 22 DE MARÇO (2 FÓRUM)

Olá pessoal!
Sejam bem vindos ao nosso ambiente Moodle (que será nosso BLOG).


Neste fórum intitulado: Teorias pedagógicas da EAD, iremos discutir sobre o texto do dia 25 de fevereiro de 2013, o qual nao foi possível. Devemos estudar e apontar:
  • Quais teorias permeiam a EAD?
  • Fazem semelhança com quais teorias?
  • Qual delas utilizamos no dia a dia educacional?
Aguardo as contribuiçoes.

OBS: As interaçoes devem ocorrer no período de 12 a 22 de março de 2013.


Texto sugerido: ALMEIDA, M. E. B. As teorias pedagógicas fundamentais da EAD. In: LITTO, Fredric., FORMIGA, M. (orgs). Educaçao a distancia: o estado da arte. Sao Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. (Encontra-se na xerox do Campus).

16 comentários:

Iris Luanda disse...

Quais teorias permeiam a EAD?
Embora não exista acordo quanto a categorização das teorias pedagógicas, podemos identificar três perspectivas que auxiliam na reflexão sobre os paradigmas de ensino – aprendizagem:
- perspectiva associacionista; que considera aprendizagem como mudança de comportamento.
- perspectiva construtivista; que vê a aprendizagem como alcance da compreensão.
- perspectiva situada; que entende aprendizagem como pratica social.

• Fazem semelhança com quais teorias?
Duas das teorias pedagógicas citadas apresentam semelhanças, são elas a socioconstrutivista, segundo a qual o conhecimento esta localizado nas ações das pessoas ou grupos e é distribuído socialmente, e perspectiva situada, que enfatiza o contexto social da aprendizagem, dando ênfase a situação na qual o aluno ira aplicar a aprendizagem adquirida.

• Qual delas utilizamos no dia a dia educacional?
Atualmente utilizamos em sala de aula a teoria construtivista de Piaget, que considera o conhecimento a partir da interação entre o sujeito e o ambiente.

Kátia dos Santos disse...

Quais teorias permeiam a EAD?
Apesar de não existir um acordo quanto a categorização das teorias pedagógicas, pode-se identificar três perspectivas que auxiliam na reflexão sobre os paradigmas de ensino–aprendizagem que são: a associacionista que considera a aprendizagem como mudança de comportamento , a construtivista que vê a aprendizagem como alcance da compreensão e a situada que entende a aprendizagem como prática social.
Fazem semelhança com quais teorias?
A associacionista tem como principais teóricos Skinner e Gagné, a construtivista tem Piaget e Vygotsky e a situada Lave e Wenger, Cole, Engstrom e Wertsch.
Qual delas utilizamos no dia a dia educacional?
O modelo pedagógico que temos hoje é a teoria construtivista que considera a diversidade e a complexidade, ou seja o conhecimento a partir da interação entre o sujeito e o ambiente.

Rebeca Carvalho disse...

1. Quais teorias permeiam a EAD?
Não há acordo quanto a categorização das teorias pedagógicas, o que encontramos são três perspectivas que buscam o significado de ensinar e aprender (ensino-aprendizagem).
*ASSOCIACIONISTA - que considera a aprendizagem como mudança de comportamento;
* COGNITIVA - que vê a aprendizagem como alcance da compreensão;
* SITUADA - que entende a aprendizagem como prática social.

2. Fazem semelhança com quais teorias?
A ASSOCIADA assemelha-se a teoria de Skinner e a de Gagné, cujos objetos são de estimular a mudança de comportamentos observáveis, a partir da manipulação do ambiente externo.
A CONSTRUTIVISTA baseia-se nas teorias empíricas de Piaget e Vigotski, onde estudam cientificamente o desenvolvimento da aprendizagem.
Os principais teóricos que encontramos na SITUADA são Lave e Wenger, Cole, Engstrom e Wertsch.

* Qual delas utilizamos no dia a dia educacional?
A teoria construtivista, que é a construção do conhecimento, da aprendizagem, através da interação sujeito-objeto.


:) Bom Dia!

Danielle disse...

Educação a distancia / Danielle Gomes Alves

Na educação existe três perspectiva que é dominante, são elas: a perspectiva associativa, construtivista (que segue a individual, e o social, a situada).Os fundamentos do associonismo são encontrados Paulov,Watson eTthorndike, estes enfatizam que as mudanças observáveis e mensuráveis são decorrentes de estímulos externos , seguindo tal teoria em 1890,Thordike conduzia as primeiras investigações sistemáticas sobre a aprendizagem relacionada ao estimulo respostas. Entre os anos de 1950 e 1960, impôs- se o movimento da instrução programada tendo em Skiner seu principal representante. Esta perspectiva se preocupa em como os conceitos ou habilidades dos alunos se manifestam em comportamentos externos , também Gagné entre outros procuram meios mais eficazes de planejar o ensino, com objetivos de mostrar em descrições de condutas que deveriam resultar em comportamentos observáveis e mensuráveis.A cognitivas( que incluem as teorias construtivistas socioconstrutivistas ), em contradição com ao associonismo esta baseado na manipulação do ambiente externo, onde o ensino tem a ação de potencializar e favorecer construção de estruturas cognitivas, ou seja as pessoas aprendem ao explorar ativamente o mundo que os rodeia, recebendo feedback sobre suas ações e assim aprendendo a reformular suas questões,o ensino é, nessa perspectiva, a ação de potencializar e favorecer a construção de estruturas cognitivas, onde o desenvolvimento do aluno vai ser explicado pela formação de estruturas mentais( também chamada de assimilação).A perspectiva situada segundo o qual o conhecimento está localizado na ação de pessoas e grupos, ou seja, é distribuído socialmente, onde aprender é muito mais a ação individual de obter informação geral a partir de um corpo de conhecimentos descontextualizados e um fenômeno social, um processo dialético que envolve interagir com outras pessoas, ferramentas e o mundo físico ( que existem dentro de um contexto histórico com significados, linguagem e artefatos culturais próprios).
A teoria associativa tem uma relação com a construtivista individual, e social uma vez que ambas valorizam a questão dos impulso da aprendizagem do mundo exterior, a teoria associativas não estão preocupadas com os conceitos internos, mas como eles se manifestam em comportamentos externos assim como a construtivista individual tendo uma preocupação com os comportamentos através do que acontece com o mundo, e o social tem uma preocupação com a interação desta forma as descoberta individual e suportada pelo ambiente social. A teoria situada também tem sua contribuição com esta relação uma vez que as pessoas aprendem ao participar de comunidades de prática que enfatiza o meio externo.Outro exemplo de semelhança entre as teorias é a ênfase ao contexto social como nas teorias socioconstrutivista e a situada.Enfim, todas estas teorias podem ser usadas no nosso dia-a-dia educacional, através de exercício de prática, instrução que o professor oferece em sala de aula, a aprendizagem onde o professor se baseia em problemas, colocando o aluno em conflito cognitivo, o ensino recíproco tanto o professor ensina e aprende como o aluno aprende e ensina. Teoria situada que vai estar voltada especificamente para a atuação no trabalho, sua aprendizagem focada no contexto social.

Isabel Cristina disse...

Quais teorias permeiam a EAD?

Filatro, autora do capítulo “As teorias pedagógicas fundamentais em EAD”, pertencente ao livro Educação a Distância: O estado da arte, apresenta, a partir dos teóricos Greeno, Collins e Resnick, três perspectivas pedagógicas, as quais, por sua vez, permeiam a EAD, estas são: A perspectiva associacionalista, perspectiva cognitiva, perspectiva situada.

Fazem semelhança com quais teorias?

Duas das teorias apontadas apresentam semelhanças, são elas: a teoria “cognitiva”, que inclui a perspectiva construtivista e socioconstrutivista, e a teoria “situada”. Estas abordagens apontam para construção das aprendizagens, a partir da relação que o homem estabelecerá com meio social em que estará inserido. Entretanto, na construtivista, advinda de Piaget, a aquisição do conhecimento terá seu enfoque no indivíduo, ou seja, na construção dos seus esquemas mentais, enquanto que na sociocontrutivista, advinda de Vygotsky, e na situada, a aquisição do conhecimento, terá o seu enfoque nas relações, considerando a aprendizagem um fator social. Além disso, estas teorias consideram importantes ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, ambientes interativos e desafiadores.

Qual delas usamos no dia- a- dia educacional?

As práticas educativas em sala de aula oscilam entre a perspectiva cognitiva construtivista e a perspectiva situada, pois, ao tempo, que a instituição educacional preocupa-se em organizar o ambiente, no intuito de promover a construção da aprendizagem, ela também enfatiza a necessidade de se preocupar com as situações posteriores em que a aprendizagem adquirida será aplicada.

Leandra disse...

*Quais teorias permeiam a EAD?
As três perspectivas que permeiam a EAD é a associacionista que considera aprendizagem como mudança de comportamento, a cognitiva que vê a aprendizagem como alcance da compreensão e por ultimo a situada que entende a aprendizagem como prática social.
*Fazem semelhança com quais teorias?
As que mais são semelhantes é a associacionista que defende a aprendizagem como mudança de comportamento e trás como principais teóricos Skinner e Gagné e a construtivista que trás Piaget e Vygostsky enfatizando a aprendizagem como alcance da compreensão.
*Qual delas utilizamos no dia a dia educacional?
A teoria utilizada pela educação é a cosntrutivista, ou seja, a aprendizagem se dá a partir da interação sujeito-ambiente.

Anônimo disse...

Três perspectivas:são elas
perspectiva associacionista:enfatizam as mudanças observáveis e mensuráveis do comportamento,decorrentes de respostas a estímulos externos.
perspectiva construtivista:O paradigma cognitivista implica ,dentre outros,se estudar cientificamente a aprendizagem como sendo mais que um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores que são externos ao aluno.
perspectiva situada:Segundo a qual o conhecimento esta localizada na ação de pessoas e grupos ,ou seja é distribuído socialmente.

A associacionista e a situada

a cognitiva, que vê a aprendizagem como alcance da compreensão

Poliana disse...

Três perspectivas:são elas
perspectiva associacionista:enfatizam as mudanças observáveis e mensuráveis do comportamento,decorrentes de respostas a estímulos externos.
perspectiva construtivista:O paradigma cognitivista implica ,dentre outros,se estudar cientificamente a aprendizagem como sendo mais que um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores que são externos ao aluno.
perspectiva situada:Segundo a qual o conhecimento esta localizada na ação de pessoas e grupos ,ou seja é distribuído socialmente.

A associacionista e a situada

a cognitiva, que vê a aprendizagem como alcance da compreensão.

Poliana Cavalcante.

Lariissa Saantos disse...

1- Quais teorias permeiam a EAD?
Muitos autores ilustres, tanto nacionais quanto internacionais, trabalham com uma ou mais teorias pedagógicas e, por tanto, não se existe acordo quanto a categorização das mesmas. Nesse sentido, Filatro (2009) traz em discussão a abordagem de Greeno, Collins e Resnick (1996) que identificam três teorias que abordam olhares diferenciados sobre o aprender e o ensinar: a associacionista que considera a aprendizagem como mudança de comportamento, onde essas mudanças decorrem de respostas a estímulos externos; a cognitiva, onde se incluem as teorias construtivistas e socioconstrutivistas. Essa teoria vê a aprendizagem como alcance da compreensão e em seu foco principal se tem a manipulação do ambiente externo como mecanismo de mudança de condutas observáveis, o ensino é nessa perspectiva a ação de potencializar e favorecer a construção de estruturas cognitivas e; a situada, que entende a aprendizagem como prática social e que o conhecimento está localizado na ação de pessoas e grupos, ou seja, é distribuído socialmente.

2- Fazem semelhança com quais teorias?
A perspectiva associacionista tem semelhanças com a teoria de Behaviorismo de Skinner, baseada no condicionamento de estímulo-resposta.
A perspectiva cognitiva possui os princípios construtivistas e socioconstrutivistas, é influenciada pela teoria de concepção genético-evolutiva de Piaget, onde o conhecimento é fruto da interação entre o sujeito e o objeto, sendo o ensino a ação de potencializar e favorecer a construção de estruturas cognitivas e, também, pela teoria teoria de Vygotsky, onde o sujeito tem sua aprendizagem influenciada pelo meio e pelos processos de interações sociais.
A perspectiva Situada é também influenciada pelos princípios socioconstrutivistas, enfatizando o contexto social da aprendizagem que deve ser muito próximo à situação na qual o aluno aplicará a aprendizagem adquirida.

3- Qual delas utilizamos no dia a dia educacional?
Hoje existe uma dicotomia muito grande em relação à aplicação de teorias pedagógicas nas práticas de salas de aula. A verdade é que estamos inseridos em um paradoxo entre o conhecimento teórico e a prática real no ambiente de aprendizagem, tornando possível a aplicação de uma ou mais teorias nas mesmas atividades pedagógicas.
Porém, é importante colocar como principal fundamento para utilização de uma teoria a diversidade de ambientes sociais em que as crianças estão inseridas, de forma que a teoria de Dewey de se levar em conta as experiências da criança na incorporação da aprendizagem é bastante presente e discutida no ambiente de formação do docente, assim como também é possível aplicar o que Vygotsky defende ao dizer que todo o aprendizado humano se dará a partir das relações sociais. A partir dessas considerações, será possível que a criança internalize o conhecimento de modo a utilizá-lo a partir de seu contexto social.

Adonias P Alcântara disse...

Quais teorias permeiam a EAD?
Seguindo as abordagens de Greeno, Collins e Resnick ao identificar três perspectivas pedagógicas as quais permeiam a EAD, são elas: A perspectiva associacionalista, perspectiva cognitiva, perspectiva situada.
Fazem semelhança com quais teorias?
Duas teorias apresentam semelhança, são elas: Associacionista que trás como principais teóricos Skinner e Gagné e a Construtivista que trás Piaget e Vygostsky, e os principais teóricos encontrados na perspectiva Situada Lave e Wenger, Cole, Engstrom e Wertsch.
Qual delas utilizamos no dia a dia educacional?
Podemos utilizar duas perspectivas tanto a cognitiva construtivista , que vê a aprendizagem como alcance da compreensão, como a perspectiva situada, que entende a aprendizagem como prática social.

Luciene Santos disse...

1. Quais teorias permeiam a EAD?
Embora não exista acordo quanto á categorização das teorias pedagógicas, podemos identificar três perspectivas, que auxiiam na compreenção do signficado de aprender e ensinar:
Perspectiva associacionista, que considera aprendizagem como mudança de comportamento.
Perspectiva cognitiva que vê a aprendizagem como alcance de compreensão.
Perspestiva situada, que entede a aprendizagem como prática social.

2. fazem semelhança com quais teorias?
A ASSOCIACIONISTA, tendo como principais teóricos Skinner e Robert Gangné, onde enfatizam as mudanças observáveis do comportamento, apartir de respostas e esimulos externos.
A CONSTRUTIVISTA, estuda cientificamente o desenvolvimento da aprendizagem, com base nas teorias de Piaget e Vygotsky.
NA SITUADA o estudo ocorrerá no contexto social da aprendizagem, com basa nas teorias de Lave e Wenger, Cole, Engstrom e Wertsch.

3. Qua delas utilizamos no dia a dia educacional?
A teoria construtivista onde o conhecimento apartir da interação enter o sujeito e o objeto.

maria Alessandra disse...

As teorias da EAd estão associados as três perspectivas pedagógicas que significa aprender e ensinar no conceito da perspectiva associacionista onde a aprendizagem está relacionada com a mudança de comportamento e na perspectiva cognitiva que vê aprendizagem como alcance da compreensão onde o conhecimento é a interação entre o sujeito e o obbjeto, já na perspectiva situada a aprendizagem como ação de pessoas e grupos é distribuidos socialmente.Fazendo semelhança com as teorias de skinner e Gagné onde o objetivo é as descrições de conduta qu resultam nos comportamentos.A perspectiva associacionista é mais adequada para ser utilizada no processo de ensino e aprendizagem diária.

giselly disse...

Quais teorias que permeiam a EAD?
R= OS autores trazem três teorias que dominam a educação, de formas diferenciadas a partir de uma mesma perspectiva que é o parender e o ensinar, são elas:
• Associacionista: essa teoria segue o modelo do behaviorismo, estuda a mudança de comportamento decorrentes de respostas e estimulos externos. Essa abordagem corrobora o desenvolvimento da instrução programada e de softwares que reforçam conexões através de feedback imediato.

• Cognitiva: se opõe a pespectiva associacionista. A perspectiva cognitiva estuda cientificamente a aprendizagem como sendo mais que um produto do ambiente, das pessoas ou de objetos que são externos aos alunos. Essa teoria estuda processos internos de percepção, de modo que as situações externas só vão poder ajudar esse individuo se ela já tiver essa estrutura cognitiva. É muito interessante quando o autor compara a mente humana como um computador. De modo que segundo esse modelo a mente assim como o computador recebe registros que são processados a curto prazo, que vão ser transferidos a memoria de longo prazo, onde os conhecimentos são armazenados. Isso é a estrutura cognitiva de um individuo que fornece organização dessas informações e experiências.

• Situada: aqui o conhecimento é distribuido socialmente, estudando a situação ao qual o aluno aplicará a aprendizagem adquirida. Aqui prevalece a interação, onde a aprendizagem ocorre nessa ação social não privado, ou seja o aluno estar situado com o ambiente e suas interações.

2- fazem semelhanças com quais teorias?
Das teorias aqui estudadas as que mais se assemelham são as pespectivas associacionista que se assemlha com a teoria behaviorista, onde se estimula o aluno para obter uma resposta desejada. A situada que possui principios socioconstrutivistas, pois estuda a interação e seus pontos para a aprendizagem.
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3- quais delas ultilizamos no dia a dia educacional?
Na perspectiva educacional existe uma dificuldade muito grande em enfatizar qual teoria estar sendo usada, pois trata-se de um ambiente muito complexo, onde muitas vezes afirmam fazer uso de uma teoria quando na verdade não faz. O que se tem é um aglomerado de teorias, que são importantes, mas que precisam se adequar a realidade. Hoje fala-se muito da teoria construtivista, onde prevalece a interação entre os participantes do processo de aprendizagem, esses que não se reduzem a escola, mas também a comunidade e todos os interessados nesse processo. O ideal seria usar essas teorias em sala de uma maneira que vinhe-se somar, como a situada e a cognitiva, que somadas seria um possível alternativa para o ensino e aprendizagem.

Educação e tecnologias digitais disse...

Olá queridos e queridas... Pensei que não iriam contribuir, feliz com a aparição de todos.
Vamos entender que também precisamos interagir um pouco, até o momento só contribuímos, não deixemos para a última hora. Estou sempre atenta quanto a solucionar as dúvidas, não as deixem por último. Espero que nas outras atividades ocorra a interação entre aluno - aluno.
Beijos

Quitéria Fernandes de Souza disse...

Quais as teorias permeiam a EAD?
Pode-se perceber que não existia acordo quanto a categorização das teorias pedagógicas, porém podemos identificar três perspectivas que trazem uma rica contribuição sobre o significado de aprender e ensinar, são elas:
- a associacionista; que considera a aprendizagem como mudança de comportamento.
- a cognitiva; que vê a aprendizagem como alcance da compreensão.
- a situada; que entende a aprendizagem como prática social.

Fazem semelhança com quais teorias?
A perspectiva associacionista possui uma semelhança com a teoria de Skiner e a de Gagner, já a construtivista tem como teóricos Piaget e Vigotsky e na situada encontramos Lave e Wenger, Cole, Engstrom e Wertsch.

Qual delas utilizamos no dia educacional?
A construtivista que parte da interação sujeito e ambiente.

Laíse Soares disse...


1- A partir do texto de Andrea Filatro, podemos perceber que três perspectivas pedagógicas permeiam a EAD. São elas:
- A associacionista, cujo foco considera a aprendizagem a partir das mudanças no comportamento do individuo, decorrentes dos estímulos.
- A cognitiva, que dá ênfase ao alcance da compreensão. Permeando-se a respeito dos processos internos como a percepção, a representação, o armazenamento e a recuperação de conhecimentos. Podemos ainda encontrar nessa perspectiva as teorias construtivistas e socioconstrutivistas.
- A perspectiva situada, que percebe a aprendizagem como prática social, um processo dialético, que envolve a interação das pessoas e destas com o mundo, o conhecimento. Esta perspectiva baseia-se na ação das pessoas ou do grupo em sociedade.
2- Entre as teorias apresentadas podemos perceber uma semelhança entre a cognitiva e Socioconstrutivista, pois estas enfatizam a importância do contexto social da aprendizagem, sendo porém, no caso da situada este contexto bem mais próximo, ou idêntico, “à situação na qual o aluno eventualmente aplicará a aprendizagem adquirida”. As perspectivas entram em conformidade por considerar que os conhecimentos estão localizados na ação das pessoas ou/e do grupo em sociedade. Dão ênfase as atividades colaborativas e a interação como componentes críticos e elementos essenciais para aprendizagem.

3- Utilizamos em aula a teoria construtivista por considerar as experiências dos sujeitos, bem como o conhecimento ser construído através das trocas existentes, ou seja, das interações.