quarta-feira, 19 de setembro de 2012

EXEMPLOS DE CASOS

Hoje iniciaremos, pós-greve, nossa aula de Metodologia do Ensino Superior com as TIC. Desta forma, iremos apresentar o seguinte trabalho: Aprendizagem a partir de Casos, para mais detalhes, podem consultar:

http://pt.scribd.com/doc/7036318/Administracao-de-Empresas-II-Estudo-de-Caso-01-Formule-1-Nei-Garcia





Boa consulta e retorno às aulas!!!










Um comentário:

ildacy disse...

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS DO SERTÃO
PEDAGOGIA 3° PERÍODO



PLANO DE AULA

____________________________________________________________________

Professores: Ildaci, Jane Clécia, Leandra, Marcelo e Marilene.
Duração: 1h 20min
______________________________________________________________________

Tema:
Cartografia Cognitiva: Mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente.

Objetivos:
- Perceber a importância dos mapas para a área do conhecimento;
- Identificar os tipos de mapas cognitivos;
- Aplicar as técnicas de cartografia cognitiva;
- Verificar se o aluno aprendeu os conceitos dos mapas cognitivos através da dinâmica em grupo.

Conteúdos:
Capitulo 1 – O que é cartografia cognitiva e por que mapear redes de conhecimento?

•Por que cartografia cognitiva?
•O que são Mapas?
•O que são Mapas Cognitivos?
•Técnicas de mapeamento para construir redes de conhecimentos;
•Software de cartografia para construção de mapas;
•Mapas Cognitivos para o design da pesquisa e aprendizagem;
•Avaliando o processo de mapeamento;
•Refletindo sobre o que foi apresentado.

Metodologia:
Iniciaremos com uma aula expositiva com utilização de slides, onde será abordado o tema cartografia cognitiva e técnicas para mapear o conhecimento. Em seguida solicitaremos que a turma, se divida em três grupos. A cada grupo será entregue o texto “Aula, tempo e espaço de avaliação” e cada um irá desenvolver um mapa conceitual em 20 minutos. A socialização será apresentada por um integrante de cada grupo com duração de 10 minutos. Finalizaremos a aula com a dinâmica “caça ao tesouro”, onde os alunos terão que encontrar perguntas e respostas que estarão escondidas no espaço da sala de aula com direito a brindes.

Avaliação
Processual e contínua, através de observações durante as apresentações das atividades propostas, que se dará de acordo com o desempenho de cada aluno no processo de aprendizagem, como também através da dinâmica.

Referências
Okada, Alexandra, Org, Cartografia cognitiva: mapa do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente. Cuiabá: KCM, 2008.
Masetto, Marcos T. (Marcos Tarciso), 1937 – O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior – São Paulo 2010.